Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS - Adolescência



PARTE II... ASSIM COMO O ADOLESCENTE ESTÁ PARA A CRIANÇA



A infância funciona como uma socialização familiar e  comunitária, em que a criança apreende os valores, sendo alfabetizada e praticando noções de convivência com as pessoas  da família e os conhecidos. Crianças imitam comportamentos dos colegas, da televisão dos próprios pais.Enquanto se ensina à criança comportamentos adequado, os pais têm acesso às origens dos inadequados. A interferência dos pais nestes ambientes pode ajudar todas as crianças. A não tomada de atitudes pode ser vista como negligência. A adolescência é um período de desenvolvimento psicossocial, no qual se afasta da própria família para se adentrar nos grupos sociais. Com amigos enfrenta o mundo, mas quando sozinho pode perder a coragem de abordar um estranho. Em casa frequentemente se indispõe com os pais, mas na rua tolera amigos inconvenientes.É um período de desenvolvimento constante até se atingir a fase de um adulto-jovem. Se na infância a escola é fundamental, na adolescência acrescenta-se a importância da amizade , desenvolvem-se outros tipos de relacionamentos, e o interesse afetivo-sexual cresce muito. Os pais agora têm que adotar um novo posicionamento educativo, precisa é se preparar para a vida futura , fazendo o que sabe , ajudado pelo amor que exige.Por mais que queiram e possam, os pais devem se abster de tomar uma atitude pelo filho adolescente. É preciso que os pais preparem seus filhos internamente, seja por liberdade progressiva, seja por terapia, para que eles aprendam a se proteger sozinhos, a não se exporem tanto aos perigos nem às drogas. Não há como protegê-los fisicamente se eles mesmos ficam buscando o perigo.

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Professoras(es) e pedagogas(os), esse Blog tem por finalidade trocarmos experiências sobre Educação. Sejam muito bem-vindos e seu comentário, dicas, opiniões, vivências em nossa área de atuação é muito importante para atualização do mesmo...obrigada, voltem sempre!